Mato Grosso, Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat receberá metade do acervo da biblioteca pessoal de Lenine Póvoas
Unemat receberá metade do acervo da biblioteca pessoal de Lenine Póvoas
01/09/2006 11:18:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

Metade do acervo da biblioteca pessoal do escritor e historiador mato-grossense Lenine Póvoas serão doados para a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, pela família do escritor. São mais de 3000 títulos que serão divididos entre a Universidade e a Acadêmica Mato-grossense de Letras(AML).

A solenidade de entrega das obras está marcada para próxima terça-feira (05), na Secretaria de Estado de Cultura, momento em que a família Póvoas , representada por Eduardo Póvoas passará simbolicamente a guarda do acervo para a Unemat e AML. “É o desejo da família Póvoas que esse acervo seja disponibilizado em grandes bibliotecas para que pesquisadores, estudantes, enfim a comunidade em geral tenha contato com o trabalho desenvolvido por Lenine Póvoas, por isso a escolha da Universidade do Estado de Mato Grosso para essa doação ”, explicou Walnice sobre o motivo que fez da Universidade uma das instituições guardiãs do acervo

A relação com a familiar Póvoas se deu por meio do projeto de pesquisa Difusão da Literatura Mato-grossense que oportunizou o contato com as famílias mais antigas de MT .A ação é coordenada por Walnice Vilalva, coordenadora de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura( Proec) e professora do quadro docente do Campus da Unemat em Tangará da Serra . O projeto de pesquisa é vinculado ao Instituto de Linguagem da Unemat e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e o apoio da AML.

Realizando o trabalho de levantamento e catalogação das obras doadas, Walnice destaca a importância de levar ao grande público o trabalho desenvolvido pelo escritor , que lançou seu primeiro livro em 1944. De acordo com a pesquisadora, um número expressivo de exemplares dos livros publicados por Lenine se manteve restrito a um pequeno público. A falta de uma assessoria para auxiliar na distribuição das obras é uma das causas que dificultou o trabalho de divulgação das publicações .” Para ter uma idéia cerca de 400 exemplares do livro “História da Cultura Matogrossense”, publicado pelo autor não foram distribuídos’ aponta Walnice que destaca “ Foram 28 obras publicadas por Lenine, todas financiadas pelo próprio autor “, relatou a pesquisadora .

Para difundir o trabalho do autor, uma espécie de bazar será realizado no estande da Unemat Editora durante a Literamérica. Amantes da leitura poderão adquirir exemplares das obras de Lenine Póvoas por um preço simbólico, uma forma de aproximar o grande público do trabalho realizado pelo historiador

Também serão doados para Universidade objetos utilizados pelo escritor. Estes estarão expostos nas bibliotecas da Unemat em espaços que levarão o nome do historiador.

Vida e obra

Professor e historiador, Lenine de Campos Póvoas faleceu em 2003 aos 82 anos . Em sua carreira literária, Lenine escreveu 28 livros. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Póvoas também foi presidente da Academia Mato-grossense de Letras e ocupava a cadeira nº33.

Elaine Tortorelli/ Assecom- Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 140888
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada